Reforma Tributária: Passos Para Adaptar a Sua Empresa
Publicado por Cefisc em 18 de novembro de 2025
A Reforma Tributária vai mudar a forma como as empresas recolhem impostos e emitem documentos fiscais a partir de 2026. Mesmo sendo um ano de testes, as mudanças impactam diretamente a rotina operacional, exigindo adaptações rápidas em processos internos, sistemas e equipes. Antecipar ajustes reduz riscos financeiros e ajuda a manter competitividade.
Entre as ações prioritárias estão mapear os impactos nos produtos e serviços, ajustar imediatamente os sistemas de emissão de notas para incluir os campos de IBS e CBS, revisar classificações tributárias e atualizar cadastros conforme as novas regras. Também será necessário registrar eventos na NF-e durante o período de testes e preparar equipes por meio de governança e treinamento contínuo.
Com a transição até 2032, tecnologia e organização serão essenciais para garantir conformidade. Soluções automatizadas já vêm incorporando as novas regras, permitindo cálculos automáticos e reduzindo erros. Adaptar-se desde já transforma a Reforma em oportunidade de eficiência e vantagem competitiva.
Fonte: Terra
Pesquise em nosso Blog
Posts recentes
- Quais Serão as Mudanças Para o MEI em 2026?
- Reforma Tributária Obriga Empresas a Reavaliarem Seus Regimes de Tributação
- Balanço Patrimonial é Essencial Neste Fim de Ano para Realizar o Planejamento Tributário 2026
- Reforma Tributária: Impactos e Desafios para Locadores e Inquilinos em 2026
- Reforma Tributária de 2026 Muda a Forma Como Pequenas e Médias Empresas Vão Pagar Impostos
