Descubra como o e-mail pode contribuir com o networking profissional
O networking é algo essencial no mundo corporativo, seja presencial, seja online. Diante da sua importância, introduções por e-mail podem abrir portas valiosas, mas também criar uma impressão negativa e desperdiçar oportunidades se não bem feitas.
Quando esse contato vem via e-mail, uma das razões mais comuns para falhar é que o responsável ignora uma regra básica: verificar se ambas as partes estão dispostas a serem apresentadas antes de enviar a mensagem.
Logo, o princípio de “verificar antes” é essencial, principalmente quando a pessoa a quem você pretende fazer a introdução está ocupada ou sobrecarregada.
Além disso, um dos erros mais comuns ocorre quando alguém, ao invés de recusar educadamente uma solicitação, encaminha a tarefa para um colega sem consulta.
Por vezes, esse pedido de introdução é para um favor específico, como quando alguém de fora pede para ser apresentado e, neste caso, responder copiando automaticamente o colega da mensagem sem checar primeiro é um erro.
Deve-se ainda ressaltar que esse tipo de problemática é comum também em redes sociais, por exemplo, no LinkedIn, onde solicitações de networking são frequentes.
De acordo com usuários experientes, abordagens aleatórias nessas redes e não verificadas podem ser desorientadas, uma vez que muitos contatos não vêm com contextos claros ou objetivos bem definidos.
Um outro ponto que também causa dúvidas nas introduções via e-mail é a maneira de responder. Depois que a introdução inicial é feita, alguns se perguntam sobre como se dirigir ao introduzido e ao introdutor, se é necessário responder a ambos e qual o momento certo.
Para responder a essa pergunta é importante frisar que isso varia a depender do caso, mas a melhor prática é agir de maneira respeitosa e empática.
Com informações da Exame
Voltar para a listagem de notícias